<div>TILAPI-A | Tutorial de Instalação Linux e Árvore de Problemas de Inicialização - Abrangente |       | Versão BETA 10.12.20</div>
<div>Em qual situação você se enquadra?</div>
* [[Quero aprender a fazer uma nova instalação|Tutorial Nova Instalação]]
* [[Enfrento problemas ao tentar instalar uma distribuição Linux|Prob Nova Instalação]]
* [[Acabei de instalar o sistema operacional mas o computador não iniciou o sistema operacional instalado|Problema no primero boot]]
* [[O computador funcionava normalmente mas hoje não inicia mais|Problema genérico de boot]]<div>Você reinicia o computador com a mídia de instalação preparada (seja pendrive/CD/DVD). O que acontece?</div>
* [[Aparece uma mensagem que não há sistema operacional|Alterar ordem de boot]]
* [[O computador entra direto no sistema operacional que eu já tenho instalado|Alterar ordem de boot]]
* [[Aparece a tela de inicialização do sistema operacional que estou tentando instalar|Boot de instalação OK]]
<div>Durante a instalação do sistema operacional apareceu alguma mensagem de erro "A execução de grub-install falhou"?</div>
(set: $setbootdefault to "1")
* [[Sim|Erro grub-install]]
* [[Não|Alterar ordem de boot]]A fazer<div>Diagnóstico: Não foi selecionada a opção correta de inicialização do computador.</div>
Quando você quer iniciar um sistema operacional, deve selecionar a opção adequada na BIOS/Firmware do seu computador. Cada fabricante usa opções específicas, para isso você deve procurar informações no *manual do usuário* do seu computador/notebook/placa mãe. Alguns modelos fornecem uma tecla de atalho para seleção de boot, onde você poderá mudar o dispositivo de inicialização apenas para aquela vez. Se for esse seu caso, selecione o método conforme a sua mídia de instalação.
Fique atento que há dois modos de inicialização: BIOS (ou Legacy) e UEFI. Um sistema instalado em um modo não irá iniciar em outro modo.
(if: $setbootdefault is '1')[
### Nova instalação sem conseguir iniciar
Em alguns casos o instalador do ssitema não consegue alterar a opção padrão via sistema operacional. Você deve alterar manualmente a opção padrão de boot na BIOS.
Instalação feita em modo Legacy: deve-se selecionar como opção principal o disco onde foi instalado o sistema.
Instalação feita em UEFI: deve-se alterar a ordem das entradas para selecionar a entrada de boot padrão. Haverá um nome amigável de acordo com o sistema que foi instalado para facilitar a escolha. Em algumas implementações também será necessário selecionar o disco onde foi feita a instalação do bootloader, ou seja, o disco que contém a partição EFI que foi selecionada na instalação. ]
(if: $setbootdefault is '1')[[[Alterei a entrada padrão na BIOS e resolveu o problema|Fim do tutorial]]
][[Conte-me mais sobre esses modos de inicialização|Tutorial Legacy x UEFI]]
(if: $setbootdefault is not '1')[[[Já sei disso, prosseguir para a instalação|Seleção de boot]]
]
### Hipótese 1:
O sistema operacional não conseguiu detectar corretamente o modelo e opções do vídeo.
Possíveis soluções:
0. Tente iniciar a instalação com alguma opção mais avançada como **Safe Graphics**, **Fail safe** ou **Text Mode**
0. Tente editar a opção de boot. Caso o sistema operacional use GRUB, apertando a tecla **e** você poderá editar os comandos de inicialização e adicionar a opção **nomodeset** no final da linha que começa com **linux** [[Quero ver um vídeo sobre isso|Adicionar opções do kernel no GRUB]] (set: $kernelaction to "adicione", $kernelparameter to "nomodeset")
0. Procure ajuda da comunidade, informe o modelo do computador, modelo da placa de vídeo e o sistema operacional que está tentando instalar.
### Hipótese 2:
Há problema de hardware na conexão da sua placa de vídeo até o monitor.
Possíveis soluções:
0. Tente conectar melhor o cabo de vídeo no computador e no monitor.
0. Se houver outra saída de vídeo disponível, tente usá-la (ex. Usar a saída HDMI em vez da DisplayPort)
0. Se a configuração funciona em outros sistemas operacionais, desconsidere essa opção.
[[Fim do tutorial]] Quando você inicia o computador, consegue entrar na BIOS/Firmware e o teclado funciona lá?
[[Sim e meu teclado é USB|Problema de detecção de hardware USB]]
[[Sim e meu teclado é PS2|Erro desconhecido]]
[[Não|Hardware de teclado defeituoso]]<div>Diagnóstico: Provavelmente o problema não é com o teclado, mas sim do sistema operacional em detectar o dispositivo USB no qual o seu teclado está conectado.</div>
Possíveis soluções:
* Se a sua placa mãe é Gigabyte 970A-DS3P, você deve ativar o suporte ao iommu na BIOS/Firmware. Em alguns sistemas operacionais também é preciso adicionar as opções de kernel **`amd_iommu=on iommu=pt`** no boot.
* Tente adicionar **`usbcore.old_scheme_first=1`** como parâmetro do kernel para dar boot. Isso pode ser útil para alguns hardwares USB antigos e fará o teclado funcionar.
* Mude a porta USB onde o teclado está conectado. Algumas placas possuem portas USB em mais de um hardware. Outras ainda tem uma opção na Bios/Firmware para "legacy USB" que pode ativar o funcionamento do teclado USB como se fosse PS2 e o sistema operacional vai funcionar.
[[Quero ver um vídeo sobre adicionar opções do kernel|Adicionar opções do kernel no GRUB]] (set: $kernelaction to "adicione", $kernelparameter to "`amd_iommu=on iommu=pt ou usbcore.old_scheme_first=1`")
* As soluções resolveram o problema [[Fim do tutorial]]
* Ainda tenho problemas [[Fim do tutorial]]<div>Diagnóstico: Erro muito estranho, provavelmente falha de hardware do teclado</div>
Possível solução: Tente usar outro teclado.
* As soluções resolveram o problema [[Fim do tutorial]]
* Ainda tenho problemas [[Fim do tutorial]]<div>Diagnóstico: Seu teclado possivelmente está com defeito ou sem pilhas (no caso de teclados wireless).</div>
Possível solução: Use outro teclado.
* As soluções resolveram o problema [[Fim do tutorial]]
* Ainda tenho problemas [[Fim do tutorial]]<div>Há dois modos de inicialização do computador. É de extrema importância que o usuário que vai fazer uma nova instalação saiba diferenciar, identificar e escolher o modo mais adequado.</div>
[[Fazer o tutorial Legacy x UEFI para saber mais sobre o assunto|Tutorial Legacy x UEFI]]
[[Sou experiente nisso, leve-me às opções|Seleção de boot]]O vídeo trata sobre adicionar as opções do kernel **quiet splash**. No seu caso (str: $kernelaction) **(str: $kernelparameter)**
<iframe width="854" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/bxZoHZgTimw" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
A FazerA fazerEste é o modo mais fácil de instalação. Todos os dados existentes no disco serão apagados e o sistema operacional vai usar as opções padrão programadas pelos seus desenvoledores.
Alguns cuidados devem ser tomados, especialmente se há mais de um disco no computador. Esteja certo sobre o nome do disco, fabricante e capacidade antes de iniciar a instalação. O modo mais seguro é desconectar o disco que tenha dados importantes, para ficar com os dados salvos de forma offline.
Caso tenha em mente testar outros sistemas operacionais no futuro, prefira já configurar sua BIOS/Firmware em modo apenas UEFI. Irá facilitar futuras instalações. Essa informação está sempre presente no manual de usuário do seu notebook ou placa mãe.
Então mãos à obra! Uma vantagem desse tipo de instalação é que você pode usar e abusar das configurações de instalação, uma vez que decida algo diferente é só iniciar novamente e sobrescrever o disco inteiro.
[[Obrigado!|Fim do tutorial]]### Legacy
Legacy, ou Herdado, ou BIOS, é um tipo de boot bastante antigo criado nos anos 80. Seu funcionamento é bastante simples e fica carregado nos primeiros 512 bytes do disco. Nesses dados também está incluído o formato de particionamento dos disco do tipo MBR, ou DOS, ou MSDOS (diferentes nomes para a mesma coisa).
Vantagens:
* Extremamente simples operação no caso de usar apenas um sistema operacional.
* Fácil configuração na BIOS/Firmware do computador. O usuário precisa apenas indicar qual o disco que quer inicializar.
Desvantagens:
* Não possui suporte a multi boot, ou seja, cada sistema operacional que for instalado vai sobrescrever a inicialização do anterior.
* Configuração do particionamento de disco mais difícil, pois tem limitação de no máximo 4 partições primárias. Caso necessário mais partições, uma dessas partições primárias precisa ser do tipo extendida até o final do disco, para serem criadas partições lógicas dentro dela.
* Limitação de discos de no máximo 2 terabytes.
### UEFI
Criado nos anos 2000 principalmente pela Intel para uso em servidores e comumente usada nos computadores pessoais após 2014, visou ultrapassar os limites do modo Legacy. Com especificação mais complexa, necessita de firmwares maiores, sendo comum ter uma apresentação gráfica melhor acabada e a possibilidade de usar o mouse para selecionar opções. Necessita que o particionamento do disco seja do tipo GPT para encontrar os bootloaders dos sistemas operacionais instalados.
Principais vantagens:
* Suporta até 128 partições por disco, todas elas primárias.
* Suporta discos de tamanhos inimagináveis (9 bilhões de terabytes).
* Acomoda até 127 sistemas operacionais instalados no mesmo disco, cada um com seu inicializador.
* Suporta modo de boot seguro, que pode impedir carregamento de sistemas que não contenham assinatura digital autorizada.
Desvantagens:
* Necessita de pelo menos uma partição específica para o bootloaders dos sistemas operacionais. Essa partição precisa ser do tipo EFI e formatada com sistema de arquivos **vfat** ou **fat32**
* Há diferentes versões da implementação UEFI, o que faz que diferentes modelos de placas mãe de diferentes fabricantes possam ter comportamento um pouco diferente. Implementações completas podem deixar o usuário criar entradas no próprio Firmware, enquanto outras mais simples podem não suportar mais de uma partição EFI.
* Complexidade pro usuário em um primeiro contato: dor de aprender.
### Qual devo escolher?
Um novo usuário que nunca teve contato com sistemas de inicialização e vai aprender algo novo deve aprender logo o modelo mais recente: UEFI. Já para quem vai instalar apenas um sistema operacional, pode deixar o próprio sistema escolher, não importando qual deles será instalado. O problema principal ocorre quando já há um sistema operacional instalado e o disco particionado, pois nesse caso o usuário precisará manter o modo atual. Trocar o modo de instalação de um sistema operacional de Legacy para UEFI (ou vice versa) é um processo complicado, geralmente sendo mais fácil fazer backup dos dados e proceder uma nova instalação do zero de todos os sistemas operacionais. Um ótimo momento para fazer isso é quando se tem um novo disco, o usuário sabe que vai usar multi boot e já começa a fazer as instalações naquele disco em modo UEFI.
### Mais informação
O assunto é extenso mas há muita informação na internet. Novos usuários que vão fazer seu primeiro dual boot devem se informar mais. Recomendo o vídeo Modelo Mental do boot (20 a 40 minutos dependendo da velocidade de reprodução) do Prof Kretcheu para ter uma visão geral do processo de inicialização do computador:
<iframe width="854" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/neLmvi4OJDo" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
[[Continuar|Seleção de boot]]<div>O que você gostaria de fazer?</div>
[[Já tenho o Windows instalado e gostaria de instalar uma distribuição Linux|Dual Boot Windows]]
[[Já tenho uma distro Linux instalada e gostaria de instalar outra|Dual boot Linux]]
[[Quero fazer uma instalação no disco inteiro|Instalação disco inteiro]]
[[Quero instalar ou reinstalar um sistema mantendo uma partição específica|Instalação com particionamento manual]]### Mais dúvidas?
Procure por apoio na comunidade, há dezenas de pessoas que podem ajudá-lo. Recomendo o forum do Diolinux, onde há muita informação já disponível e você poderá criar seus próprios tópicos com perguntas - https://plus.diolinux.com.br/
### Quer ajudar ou contribuir?
O site usa o http://twinery.org/2/ como motor. Embora os arquivos não sejam amigáveis para colaboração no estilo git, o esqueleto ficará disponível no endereço https://github.com/deleterium/TILAPI-A para colaboração. Também há um tópico de discussão em XXXXXX
### Desenvolvimento
Rui Deleterium Jr - https://github.com/deleterium
ObrigadoVocê já deve saber alguma coisa sobre particionamento de disco para chegar até aqui. O mínimo necessário para prosseguir com segurança é saber responder as perguntas:
A mídia de instalação está sendo executada em modo UEFI ou Legacy?
Meu disco já possui particionamento GPT ou MBR (também conhecido como DOS ou MSDOS)?
Qual é o número partição e o nome do disco (código de fábrica) que quero manter?
Possuo backup dos arquivos caso aconteça algo muito errado e eu perca a informação desse disco?
Alguns pontos podem dificultar a instalação:
* Se a instalação for efetuada em modo UEFI e o disco tiver particionamento MBR, coisas estranhas podem acontecer. Isso pois o instalador terá que converter o particionamento atual para prosseguir com a instalação. Evite esse tipo de situação. Se estiver muito receoso de perder os dados, prefira realizar a instalação do sistema em modo Legacy.
* Se a instalação for realizada em modo Legacy e o disco tiver particionamento GPT, será necessário criar uma partição do tipo "biosgrub" para alojar o bootloader padrão do linux (o GRUB). Isso aumenta a complexidade da operação e chances de erro. Realize a instalação em UEFI para não precisar dessa artimanha.
[[Quero saber mais sobre Legacy e UEFI|Tutorial Legacy x UEFI]]
[[Prosseguir para instalação|Como instalar a distribuição linux]]Esse tutorial é abrangente, não cabe entrar em detalhes das particularidades de instalação de cada distribuição Linux. Procure mais informações para prosseguir a instalação e tenha em mente para seguir tutoriais adequados ao tipo de boot que você escolheu e adequado à distribuição.
Se você precisa fazer particionamento manual, procure mais informações específicas sobre o assunto. É muito importante saber definir os pontos de montagem de cada partição para uma instalação correta.
Você já conhece o site da distribuição que escolheu para instalar, pelo menos para fazer o Download da ISO. Explore mais o site. Há partes específicas para ajudar o processo de instalação, com tutoriais passo a passo para as situações mais comuns.
[[Fim do tutorial]] A instalação prosseguiu e foi realizada toda a cópia de arquivos e instalação do sistema na partição raiz. A última etapa a ser realizada é a instalação do bootloader, no caso da grande maioria das distribuições é usado o programa GRUB.
Na sua instalação essa etapa terminou com erro. Os instaladores não dão mais detalhes sobre o erro que ocorreu, portanto não há como saber exatamente o diagnóstico. Entre os problemas mais comuns temos:
### Instalações feitas em modo UEFI
Hipótese 1) Comum - Para a instalação do GRUB foi selecionado um disco que não tem partição UEFI, ou então foi selecionada uma partição que não é do tipo EFI.
Solução: Escolha corretamente o disco para instalação do GRUB. Na dúvida escolha o dispositivo do disco (ex : /dev/sda em vez de /dev/sda1). Tenha certeza que nesse disco existe uma partição EFI criada de acordo com as especificações: 1) disco com partição GPT, 2) tipo de partição EFI e 3) formatado com sistema de arquivos fat32.
Hipótese 2) Raro - Não há espaço na partição EFI para instalar os arquivos do GRUB.
Solução: Garanta que há pelo menos 10 megabytes livres para os arquivos serem copiados para a partição. Uma solução alternativa é criar uma segunda partição EFI no mesmo disco e escolher essa partição para instalação do GRUB. A maioria dos Firmwares/BIOS detecta corretamente essa situação.
Hipótese 3) Raro - Não foi configurado o ponto de montagem /boot/efi durante a etapa de particionamento manual do disco. Muitos instaladores já são capazes de verificar essa condição e barram a continuação da instalação.
Solução: Na etapa de particionamento manual adicione o ponto de montagem /boot/efi na respectiva partição EFI do disco.
Hipótese 4) Raríssimo - Não há espaço na NVRAM da BIOS/Firmware para acomodar mais uma entrada de boot. Isso pode acontecer quando há muita instalação e desinstalação de sistemas operacionais.
Solução: Através de um sistema funcionando ou LiveCD, verifique o se há muitos arquivos "dump*" no diretório /sys/firmware/efi/efivars/ ( `ls /sys/firmware/efi/efivars/dum*` ) e remova-os ( `rm /sys/firmware/efi/efivars/dum*` ). Tente a instalação novamente ou, se for usuário avançado, use o comando efibootmgr para criar uma nova entrada de boot manualmente.
### Instalações feitas em modo Legacy
Hipótese 1) Raro - Para a instalação do GRUB foi selecionada uma partição, em vez de um disco.
Solução: Escolha corretamente o disco para instalação do GRUB. Não escolha instalar em uma partição. Correto: /dev/sda Errado: /dev/sda2. Lembre-se que o modo Legacy só suporta um programa gerenciador de boot por disco.
* As soluções resolveram o problema [[Fim do tutorial]]
* Ainda tenho problemas [[Fim do tutorial]]Ótimo, você conseguiu iniciar o computador no sistema operacional desejado. Vamos tratar alguns problemas comuns que podem acontecer durante a instalação.
O que acontece durante a instalação?
* [[Quando eu tento avançar a imagem fica distorcida ou a tela fica preta|Problemas de vídeo]]
* [[Quando eu tento avançar o teclado não funciona|Problemas de teclado]]
* [[Começo a instalação mas não sei direito como instalar o sistema|Como instalar a distribuição linux]]
* [[Sigo a instalação até o momento de instalar o bootloader, quando há um erro fatal "A execução de grub-install falhou"|Erro grub-install]]